A MIT Catalão
A Mostra Internacional de Teatro de Catalão – MIT Catalão tem como objetivo inserir, promover e integrar o Teatro e outras expressões artísticas ao dia a dia da cidade de Catalão, em Goiás, tornando o acesso à arte uma experiência habitual, comum e constante a todas as pessoas.
Por meio de uma curadoria atenta aos expoentes do Teatro Nacional e Internacional, bem como aos grandes destaques de outras áreas artísticas, elaboramos uma programação diversa e gratuita que ocorre na cidade de Catalão durante todo o ano. A seleção dos espetáculos preza pela qualidade técnica e artística, assim como pela notoriedade dos grupos e artistas convidados.
O título de mostra internacional não é apenas simbólico. Além das atrações estrangeiras, ele também se aplica aos grupos e artistas brasileiros que se apresentam na MIT Catalão, que possuem histórico de atuação consolidada, premiada e reconhecida, tanto no Brasil quanto no exterior.
Além dos grupos e artistas com uma vasta e prestigiada trajetória, a curadoria também se dedica a identificar grupos e artistas com potencial de desenvolvimento em suas pesquisas e obras, de modo que a mostra também seja um espaço para estreias e experimentações artísticas.
A programação oferece uma diversidade de gêneros, estilos em suas estéticas e linguagens, com espetáculos teatrais que vão desde o teatro para infância e juventude até dramas, comédias e teatro contemporâneo passando por espetáculos de dança, circo, palhaçaria entre outros, na tentativa de contemplar todos os públicos de uma cidade tão diversa como Catalão.
Além dos espetáculos, são oferecidas atividades formativas para ampliar a experiência teatral, para além da cena, convidando os participantes à expansão do conhecimento sobre o pensar e o fazer teatral.
Em 2023 e 2024, realizamos 17 espetáculos teatrais e 7 atividades formativas, alcançando mais de 5 mil espectadores e participantes, não apenas de Catalão, mas também das cidades vizinhas, como Anhanguera, Campo Alegre de Goiás, Cumari, Goiandira, Ouvidor, Três Ranchos, além de outras regiões e estados brasileiros. As atividades formativas ofereceram capacitação artístico-cultural para mais de 300 alunos e professores de escolas e universidades públicas.
Ao longo desses dois anos, a mostra gerou mais de 250 empregos diretos e indiretos, impactando positivamente não só a cultura, mas também setores como o comércio, a hotelaria, os transportes e a gastronomia.
Acreditamos no poder transformador da arte, e por isso afirmamos que é possível “vivenciar dias de teatro”, mesmo fora dos grandes centros urbanos. Com coragem e afeto, realizamos a Mostra Internacional de Teatro de Catalão, na “Atenas de Goiás”.
A cidade
Situada no sudeste do Estado de Goiás, Catalão é uma cidade com mais de 110 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com origens que remontam ao início do século XVIII, o município possui uma relevância histórica e econômica significativa, sendo considerado a cidade mais importante da região sudeste de Goiás e um polo vital de educação, indústria, saúde e atividade profissional no país.
Conhecida como a “Atenas de Goiás”, Catalão é celeiro de uma rica tradição cultural que produziu notáveis figuras nas artes, tendo como destaque o ator e diretor teatral Marcos Fayad, a artista plástica Goiandira do Couto, o jornalista Marcos Hummel, o diplomata e escritor William Agel de Mello, o cineasta Daniel Nolasco, as atrizes Marly Netto e Mirtes Mesquita, o ator Dionísio Bombinha e o diretor Jorge Farjalla, entre outros.
A cidade é também conhecida por seus festivais estudantis de teatro, realizados em escolas públicas e privadas, e pela atuação de diversos grupos de teatro amador. Uma das manifestações culturais mais emblemáticas de Catalão são as Congadas, festejos afro-brasileiros em honra a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, organizados pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário, que se aproximam de sua 150ª edição.
Além disso, Catalão abriga diversas instituições culturais de destaque, incluindo a Fundação Cultural Maria das Dores Campos, o Colégio Tecnológico em Artes Labibe Faiad, a Academia Catalana de Letras, o Museu Cornélio Ramos e a Fundação Espírita Nova Vida – FENOVA.
Dentro deste cenário vibrante, a Mostra Internacional de Teatro de Catalão (MIT Catalão) se estabelece, valorizando e promovendo o teatro e outras expressões artísticas, e contribuindo para o enriquecimento do legado cultural da cidade.
